Musica para a alma!!!

segunda-feira, 8 de maio de 2017

O corpo emocional como veículo!!!

Mergulhar no "mar das suas emoções"!!!

Tem sido desafiador estes novos tempos para todos...
Atire a primeira pedra aquele que nos últimos anos não tem passado por processos de mudanças significativas em sua vida.
Eu lembro que em pequena a palavra "espiritualidade" ainda era privilégio de uns poucos...Agora 30 anos depois esta palavra tomou um lugar próprio na caminhada humana e é possível vivenciar este aspecto de forma diária.


Como tudo tem seu lado "B", temos visto que nem tudo que se diz espiritual o é.
Mas isto faz parte do caminho e até digamos que permitido para que nossa própria "humanidade"também tenha acesso a sua essência espiritual.


"Somos uma gota no oceano, mas também somos o oceano"...
Hoje existem inúmeras formas de estudar e compreender a essência humana. Mas ao meu humilde entendimento, a mais significativa ainda é através das emoções.


Utilizar o mapeamento dos cinco koshas (cinco corpos) é  uma forma segura de trabalhar neste campo e também uma oportunidade de explorar suas dimensões como um todo.


Dentro do estudo da yogaterapia nós chamamos este processo de mergulho nas águas das suas emoções e cada submersão e imersão nestas águas te auxilia a permitir reconhecer e tratar delas com o olhar de um "Observador Pacífico".
O campo da psicoterapia reconhece e junto com o yoga podem auxiliar cada ser humano ir de encontro com sua essência verdadeira que é SAT CIT ANANDA ou seja sua verdadeira natureza imutável que é eternidade, sabedoria e bem aventurança.


E o que o YOGA pode fazer por ti exatamente dentro deste processo?

Bem, se tratando de yoga e especificamente de prática, a consciência corporal é o primeiro passo. Pois ela possibilita a criação de bases para o questionamento psicobioemocional a partir do convite a interiorização (pratiahara), depois o processo desenrola-se quase por si mesmo, fazendo com que uma coisa leve a outra...
A pausa, o relaxamento, concentração são necessárias para todo o estudo sobre a natureza humana e sua complexidade.
Aberturas, permissões, espaços que vão além do ásana em si (postura).
Foco, discernimento que vão além da simples respiração.
Isto sem falar no campo das "infinitas possibilidades" da meditação.
No fim existe uma abertura que ultrapassou o limite físico que erroneamente nosso ego acha que é, expandindo-se para o infinito que é a sabedoria intrínseca da alma. Cada célula do nosso corpo reconhece esta possibilidade e acostuma-se rapidamente com isto, pois fomos criados segundo esta essência.
Um abraçoooommm e boa prática!!!

Jane Gomes Vasconcelos.

(Professora de yoga integrativa).




Nenhum comentário:

Postar um comentário