Musica para a alma!!!

terça-feira, 1 de novembro de 2016

GAYATRI muito mais que um simples mantra.



Se existe algo que me fascina em meu "yoga sadhana" (caminho) é toda a 'cosmogonia"ou seja a raiz associada ao estudo de cada "aspecto" da yoga. Existe sempre muito a aprender e eterno é este caminho.
O gayatri foi o primeiro mantra que aprendi ao fazer meu primeiro curso de instrutora de yoga. E o que eu sempre procuro ensinar para quem pratica comigo é que este mantra não é só uma simples expressão mas uma grande "oração" que tem por finalidade canalizar a"poderosa" energia do universo para todo o nosso ser nos dando uma "chave" por assim dizer que podem abrir muitas portas de percepção, assim como nos expor diretamente a consciência mais divina que realmente somos.
Nós estamos neste momento da humanidade, descortinando muitas coisas através do estudo das ciências universais e com a ajuda de muitas mentes "brilhantes" que já se abriram a reparar que temos uma identidade divina. Cada descoberta que tem acontecido até agora tem nos levado a esse encontro de nosso "ser real".
Sabe-se que a yoga vem de um sistema "advaita" ou seja não dual. Neste sistema de entendimento filosófico por assim dizer não existe separação entre as coisas que ocorrem na parte física, mental e energética. Massaru Emoto por exemplo com sua experiências vibracionais na água comprovou cientificamente que o que pensamos e vibramos afeta o ambiente no qual vivemos. Desta forma ao cantarmos um mantra também fazemos isto, permitindo que nossa vibração eleve-se ativando um conhecimento que não pode ser atingido com a mente ocupada com a banalidade que acorrenta através do ego enganado pelas ilusões... Agora imagine  se este mantra estiver associado aos gestos sagrados (mudras) que canalizam e direcionam a energia para locais específicos de acordo com a intenção e propósito a que se destinam... Então:

"OM BHUR BHUVAH SVAHA
Oh!! Ishvara, senhor da criação.
TAT SAVITUR VARENYAM
Aquela luz da consciência que veneramos, simbolizada pala luz do sol.
BHARGO DEVASYA DHIMARI
Luz divina sobre ao qual meditamos
DHYO YO NAH PRACHODAYAT
Que a nossa energia sejam por ti guiados e inspirados."

Estes vídeos não dizem tudo o que tenho a dizer sobre o gayatri mas eles nos auxiliam a compreender mais basicamente seu real significado.
Namasté e até a próxima.
Jane.




4 comentários:

  1. Quando cantamos este mantra lembro me sempre do passeio ao cabo espichel, do grande sol que nos iluminou a todos. O mundo precisa de união e de fé na eternidade sagrada. Um caminho é uma aprendizagem, que seja divina! Namaste pela alegria e pela multidisciplinaridade da Yoga!!! Grata Jane <3

    ResponderExcluir
  2. Que o sol divino nos ilumine sempre através de nosso sol central da criação e nosso sol de gaya que vibra e pulsa dentro de nós amada Maria!!! Namasté!!!

    ResponderExcluir
  3. Lindeza como tu és doce e querida :) gratidão <3 amo vc

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gratidão querida amiga e colega de Dharma. Que esta unidade seja sempre a luz que nos guie amo você irmã!!!

      Excluir